terça-feira, 26 de novembro de 2013

6° Encontro do Grupo com familiares tem nova data

Informamos que o encerramento das atividades do Grupo com familiares será realizado no dia 10 de Dezembro de 2013 às 19 horas no Mini Auditório I.

Na oportunidade serão trabalhados os temas Violência na Escola e diversidade sexual. Finalizaremos o Encontro com um delicioso coffee break.

Sua participação será muito importante.

Equipe da COPSS

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra







“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”
Matilde Ribeiro
Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Primeira atividade do Projeto Orientação Educacional

No dia 14 de novembro de 2013, foi realizado, sob coordenação da Psicóloga Karen Gomes e da Pedagoga Katiene Estácio, e com apoio da psicóloga Wilma Moraes, dos estagiários José Laerton, Juliana Soares e Lady Daiane, e participação da assistente social Ingredi Palmieri, o primeiro encontro das Orientações Educacionais com as turmas de 1º ano dos cursos integrados.
Deste primeiro encontro, participaram os cursos de edificações, alimentos e química, com o essencial apoio dos professores que estavam responsáveis pelas turmas no horário da atividade e que também participaram da ação.
O tema da atividade desta quarta-feira foi “Álcool e Outras Drogas” e, na ocasião, foi exibido um vídeo produzido em 2012 sobre o tema, por um grupo de estudantes em conjunto com profissionais e estagiários de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. Em seguida, fizemos uma ampla discussão sobre a temática e consultamos, através de formulários específicos, sobre quais temas eles gostariam de tratar nos próximos encontros.
No dia 19 de novembro, terça-feira, no turno da manhã, será realizada uma atividade sobre o mesmo tema, com as turmas dos cursos de informática, eletrônica e eletrotécnica; desta vez, sob coordenação da Psicóloga Wilma Moraes e do estagiário José Laerton e com apoio dos demais integrantes das equipes da COPSS e da COINP.

A relevância deste tipo de Projeto é a aproximação entre equipe de técnicos do campus, estudantes e professores, com o objetivo de refletir sobre questões relativas à adolescência e sobre dificuldades e dilemas que enfrentamos no cotidiano, no intuito de produzir na comunidade uma atitude cada vez mais ética. O público esteve bastante participativo durante a discussão



Equipe Organizadora da OE, a Assistente Social Ingredi Palmieri, 
a Pedagoga Katiene Estácio & a Psicóloga Karen Gomes 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Convite: Oficinas de Orientação Educacional


As oficinas educacionais visam proporcionar  condições favoráveis por meio de diversas discussões e reflexões,  e troca de experiências que possam promover melhorias dos fatores que interferem na relação estudante e educador. A orientação Educacional faz parte do processo educacional e consiste em ações planejadas que assisti o educando bem como o professor. Além disso a orientação educacional visa criar um espaço para relações mais horizontais no espaço escolar, sendo um momento de promoção da interdisciplinaridade  e  da integração dos saberes. Participe!

As oficinas de Orientação Educacional ocorrerão  nos dias:


  • Dia  14//11/2013 às 14:00hrs
  • Dia 19/11/2013 às 08:00hrs                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Com a temática: Álcool e outras drogas

Local: auditório Pedro Brás, IFS Campus Aracaju.

Todos são bem vindos!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fique ligado (a)!

Muitas pessoas, por exemplo, partem do pressuposto de que a bissexualidade e a homossexualidade são desvios de caráter, uma doença ou ainda algo contagioso. "A psicologia já demonstrou que ninguém sabe explicar cientificamente por que as pessoas são heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Há fatores biológicos, psicológicos e sociais, mas é impossível determinar uma única causa", explica Lula Ramires, mestre em Educação pela USP. "Em uma sociedade como a nossa, qualquer um que saia da norma heterossexual é imediatamente tratado com descaso, desprezo, humilhação e até com violência física. É isso o que chamamos de homofobia", explica Ramires, que tabém é coordenador do Corsa (Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor de defesa dos direitos LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis).1
Para evitar o constrangimento, assédio ou bullying, todos devem conversar sobre a necessidade de respeitar as diferenças e de refletir sobre como quem não tem o "comportamento padrão" imposto pela sociedade sofre muito. Qualquer que seja a diferença, TODOS MERECEM RESPEITO! Combata a Homofobia!
 
Produção: Ana Cecília Campos Barbosa, em agosto de 2013 (com adaptações)

1Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importante-falar-sexo-escolas-629611.shtml