segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Programação para o 4º Encontro do Grupo com Familiares do IFS




 Tema: Educação escolar e familiar 


Data: 02/10/2013 
Horário: 19h 

Local: Mini-auditório I 



19h- Chegada e cadatramento dos novos participantes 

19:30 min - Exibição de imagens e exposição sobre educação escolar,
familiar e construção da infância (30 min) 

20h- Discussão sobre a temática 

21h- Encerramento e seleção do tema do próximo encontro



Aguardamos a todos!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

3º Encontro com grupo de familiares

O terceiro encontro com o grupo de familiares ocorreu no dia 04 de setembro de 2013, das 19h00min às 21h30min no Mini auditório I do IFS/Campus Aracaju. Contou com a participação de 08 familiares, além de uma estudante, uma psicóloga, uma pedagoga e uma estagiária de Psicologia.
A atividade foi iniciada com a apresentação dos novos membros e com um breve resumo do encontro do mês de agosto. Em seguida, realizamos a primeira dinâmica. Algumas frases foram distribuídas aleatoriamente em cima da mesa e cada participante escolheu livremente as suas e distribuiu abaixo das seguintes afirmações: Quero, mas não posso! Posso, mas não devo! Devo, mas não quero!
O objetivo da primeira dinâmica foi trazer à tona a reflexão de que todos nós possuímos visões de mundo e fazemos escolhas diferentes e que isso depende muito da nossa relação com aquilo que experienciamos durante nossa vida e também das limitações que nos são impostas. A esse exercício de reflexão e de escolhas diante das relações estabelecidas denominamos ética! Após a dinâmica ocorreu uma breve discussão na qual os participantes falaram sobre seus pontos de vista e sobre as escolhas individuais, bem como sobre as limitações impostas a cada um deles em relação às frases, onde se encaixavam, e o porquê das escolhas feitas.
No segundo momento do encontro, interagimos através da “Dinâmica das Palavras” onde várias palavras foram expostas e, a partir disso, foram formados 3 grupos com 4 pessoas cada com o objetivo de discutir sobre 3 palavras escolhidas pelo grupo e contar sua ‘história’ ou a sua ‘estória’.
Depois de alguns minutos de discussões nos pequenos grupos, todos os subgrupos se reuniram e cada um apresentou as palavras escolhidas e o que haviam discutido sobre elas. O grupo 1 escolheu as palavras: ‘tempo’, ‘amor’ e ‘escola’. O grupo 2 escolheu e falou sobre a ‘loucura’, sobre a ‘religião’ e sobre a ‘família’. O grupo 3 escolheu as palavras: ‘Estado’, ‘sociedade’ e ‘maldade’.

Após as discussões em pequenos grupos, fizemos uma discussão ampla sobre essas temáticas. O objetivo desta dinâmica foi promover a reflexão sobre os processos de constituição das instituições, ou seja, demonstrar, através das ‘histórias’ ou ‘estórias’ contadas, que todas as instituições são construídas e estão em permanente mudança, e que os valores que atribuímos a elas é condicionado através das transformações sociais, que também são impulsionadas pelas nossas ações.

Fotos: