Em 27 de agosto de 1962, através da lei nº 4.119 foi regulamentada a Profissão de Psicologia no Brasil. Por isso, neste dia é comemorado o Dia dos Psicólogos e Psicólogas no país.
Com o objetivo de transmitir uma noção do que seja a Psicologia no
Brasil, elaboramos este pequeno texto. No entanto, caso queiram aprofundar os
conhecimentos sobre o assunto, recomendamos a página virtual do Conselho
Federal de Psicologia: http://www.cfp.org.br/.
Como Ciência, a Psicologia é influenciada por diversas áreas de
conhecimento humano, tais como: a sociologia, a antropologia, a biologia, a
química, a filosofia, entre outras.
As formações em Psicologia nas Universidades brasileiras trazem conhecimentos
sobre as formas de organização social (funcionamento das sociedades e do Estado),
sobre a filogênese (desenvolvimento da humanidade) e ontogênese
(desenvolvimento do indivíduo), sobre as relações humanas e a inseparabilidade
entre indivíduo e sociedade, sobre saúde, adoecimento, educação, políticas
públicas, entre outros, bem como sobre as variadas formas de atuação
profissional.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, as atribuições da
Psicologia, de maneira ampla seriam:
“Os trabalhadores deste grupo de base estudam a
estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos.
Desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de
recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, à
problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos. Suas
funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das
características psicológicas dos indivíduos; organizar e aplicar métodos e
técnicas de recrutamento, seleção e orientação profissional, proceder à
aferição desses processos, para controle de sua validade; realizar estudos e
aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar
trabalhos em clínicas psicológicas, hospitalares, ambulatoriais, postos de
saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial; realizar trabalhos nos casos
de famílias, crianças e adolescentes, sistemas penitenciários, associações
esportivas, comunidades e núcleos rurais” (Catálogo Brasileiro de Ocupações).
Como Profissão, ou seja, como campo de atuação profissional, ela se ramifica em
diversas direções, quais sejam:
· Psicologia Organizacional e do
Trabalho: é um trabalho desenvolvido em organizações, sejam elas públicas ou
privadas, com o objetivo de estuda-las e de atuar sobre elas. De maneira mais
específica, são realizadas atividades de recrutamento e seleção e pessoas,
pesquisas de clima organizacional e atuações sobre a qualidade de vida, ações
de prevenção e de promoção em saúde.
· Psicologia Escolar e da Educação: as
ações são desenvolvidas com estudantes, educadores, demais trabalhadores da
escola, famílias de estudantes e com a comunidade. O principal objetivo da
atuação da Psicologia Escolar e Educacional é pensar a escola e os grupos que a
compõem visando o desenvolvimento dos estudantes, em especial, no processo de
ensino aprendizagem. Podem atuar na elaboração de Projetos Político
Pedagógicos, em atividades de inclusão, pesquisa e extensão, entre outros.
· Psicologia Clínica e da saúde: a
Psicologia da Saúde é uma área ampla e abarca a atuação em serviços públicos e
privados de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial, Ambulatórios e
Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), Hospitais, Centros de Referência
em saúde, Clínicas especializadas, entre outros. O Psicólogo pode atuar, ainda,
na área clínica, mais especificamente com a atividade de psicoterapia. As
abordagens psicoterapêuticas podem ser realizadas individualmente ou em grupos,
e exigem uma atenção ética especial relativa à confidencialidade dos
atendimentos. Existem diversas linhas de atuação clínica na Psicologia, que
envolvem referenciais teóricos e técnicas diferenciadas; são exemplos:
Psicanálise, Psicodrama, Esquizoanálize, Psicoterapia
Fenomenológico-existencial, Terapia Cognitivo-comportamental, Psicoterapia
Comportamental, Gestalt Terapia, entre outras.
· Psicologia Social: embora não seja uma
área tão específica, já que atua sobre o amplo espectro da sociedade; de
maneira geral, os profissionais desta área atuam em trabalhos com comunidades e
podem empreender análises amplas sobre aspectos sociais, muitas vezes
contratados por órgãos públicos ou por Organizações Não-Governamentais para tal
finalidade.
· Psicologia do Esporte: são realizadas
ações sobre autoconfiança, autocontrole, e trabalho em equipe, para que os
atletas aprendam a lidar melhor com as suas emoções e para que seu desempenho
seja satisfatório, uma vez que grande parte dos esportes envolve competição e
forte pressão psicológica.
· Psicologia do Trânsito: a atuação se
dá na avaliação psicológica que ocorre através dos testes psicológicos de
utilização privativa deste profissional, e de uma avaliação ampla que pode
envolver dinâmicas ou escuta individual. A atuação pode ser ampliada para
estudos sobre comportamentos e prevenção de acidentes no trânsito.
· Psicologia Jurídica: O profissional de
Psicologia que atua em órgãos do Poder Judiciário trabalha, entre outras
coisas, com a elaboração de laudos e pareceres sobre casos que estejam sendo
julgados; avaliando e acompanhando as pessoas e grupos envolvidos, no intuito
de resguardá-los e de dar suporte às decisões dos magistrados. Podem atuar,
ainda, na elaboração de políticas públicas.
Como pudemos perceber, a depender de onde esteja atuando, a
formação e as ações do profissional de Psicologia são bem diferentes. No Instituto
Federal de Sergipe, a atuação predominante da Psicologia se dá no âmbito da
Psicologia Escolar e Educacional, que, de acordo com o Conselho Federal de
Psicologia apresenta as seguintes características:
“Atua no âmbito da educação, nas instituições formais
ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de
educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações
interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões
política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e
intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da
elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando
promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.
Descrição de ocupação: (detalhamento de
atribuições)
1- Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de
conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e
reflexiva de seus papéis.
2- Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a
explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento
produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
3- Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais,
alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades
visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam
bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e
o exercício da cidadania consciente.
4- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da
relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através
de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de
ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
5- Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a
compreensão de
processo ensino-aprendizagem e conhecimento das características
Psicossociais da clientela, visando a atualização e reconstrução do projeto
pedagógico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condições de
desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuação
crítica do Psicólogo, dos professores e usuários e de criar programas
educacionais completos, alternativos, ou complementares.
6- Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico,
currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que
digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das
relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do
redirecionamento dos planos, e praticas educacionais implementados.
7- Desenvolve programas de orientação profissional, visando um
melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no
conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do
mercado de trabalho.
8- Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema
educacional e encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que
requeiram diagnostico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja
natureza transceda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a
atuação integrada entre escola e a comunidade.
9- Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia
Educacional.” (Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do
Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações – enviada em 17 de
outubro de 1992).
Texto: Karen Gomes Leite
Fontes: Catálogo Brasileiro de Ocupações e Página virtual do Conselho Federal de Psicologia
Fontes: Catálogo Brasileiro de Ocupações e Página virtual do Conselho Federal de Psicologia