quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Psicologia: Ciência e Profissão


            Em 27 de agosto de 1962, através da lei 
nº 4.119 foi regulamentada a Profissão de Psicologia no Brasil. Por isso,  neste dia é comemorado o Dia dos Psicólogos e Psicólogas no país.
            Com o objetivo de transmitir uma  noção do que seja a Psicologia no Brasil, elaboramos este pequeno texto. No entanto, caso queiram aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, recomendamos a página virtual do Conselho Federal de Psicologia: http://www.cfp.org.br/.
Como Ciência, a Psicologia é influenciada por diversas áreas de conhecimento humano, tais como: a sociologia, a antropologia, a biologia, a química, a filosofia, entre outras.
            As formações em Psicologia nas Universidades brasileiras trazem conhecimentos sobre as formas de organização social (funcionamento das sociedades e do Estado), sobre a filogênese (desenvolvimento da humanidade) e ontogênese (desenvolvimento do indivíduo), sobre as relações humanas e a inseparabilidade entre indivíduo e sociedade, sobre saúde, adoecimento, educação, políticas públicas, entre outros, bem como sobre as variadas formas de atuação profissional.
            De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, as atribuições da Psicologia, de maneira ampla seriam:
Os trabalhadores deste grupo de base estudam a estrutura psíquica e os mecanismos de comportamento dos seres humanos. Desempenham tarefas relacionadas a problemas de pessoal, como processos de recrutamento, seleção, orientação profissional e outros similares, à problemática educacional e a estudos clínicos individuais e coletivos. Suas funções consistem em: elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa das características psicológicas dos indivíduos; organizar e aplicar métodos e técnicas de recrutamento, seleção e orientação profissional, proceder à aferição desses processos, para controle de sua validade; realizar estudos e aplicações práticas no campo da educação (creches e escolas); realizar trabalhos em clínicas psicológicas, hospitalares, ambulatoriais, postos de saúde, núcleos e centros de atenção psicossocial; realizar trabalhos nos casos de famílias, crianças e adolescentes, sistemas penitenciários, associações esportivas, comunidades e núcleos rurais” (Catálogo Brasileiro de Ocupações).

            Como Profissão, ou seja, como campo de atuação profissional, ela se ramifica em diversas direções, quais sejam:
·         Psicologia Organizacional e do Trabalho: é um trabalho desenvolvido em organizações, sejam elas públicas ou privadas, com o objetivo de estuda-las e de atuar sobre elas. De maneira mais específica, são realizadas atividades de recrutamento e seleção e pessoas, pesquisas de clima organizacional e atuações sobre a qualidade de vida, ações de prevenção e de promoção em saúde.

·         Psicologia Escolar e da Educação: as ações são desenvolvidas com estudantes, educadores, demais trabalhadores da escola, famílias de estudantes e com a comunidade. O principal objetivo da atuação da Psicologia Escolar e Educacional é pensar a escola e os grupos que a compõem visando o desenvolvimento dos estudantes, em especial, no processo de ensino aprendizagem. Podem atuar na elaboração de Projetos Político Pedagógicos, em atividades de inclusão, pesquisa e extensão, entre outros.

·         Psicologia Clínica e da saúde: a Psicologia da Saúde é uma área ampla e abarca a atuação em serviços públicos e privados de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial, Ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), Hospitais, Centros de Referência em saúde, Clínicas especializadas, entre outros. O Psicólogo pode atuar, ainda, na área clínica, mais especificamente com a atividade de psicoterapia. As abordagens psicoterapêuticas podem ser realizadas individualmente ou em grupos, e exigem uma atenção ética especial relativa à confidencialidade dos atendimentos. Existem diversas linhas de atuação clínica na Psicologia, que envolvem referenciais teóricos e técnicas diferenciadas; são exemplos: Psicanálise, Psicodrama, Esquizoanálize, Psicoterapia Fenomenológico-existencial, Terapia Cognitivo-comportamental, Psicoterapia Comportamental, Gestalt Terapia, entre outras.

·         Psicologia Social: embora não seja uma área tão específica, já que atua sobre o amplo espectro da sociedade; de maneira geral, os profissionais desta área atuam em trabalhos com comunidades e podem empreender análises amplas sobre aspectos sociais, muitas vezes contratados por órgãos públicos ou por Organizações Não-Governamentais para tal finalidade.

·         Psicologia do Esporte: são realizadas ações sobre autoconfiança, autocontrole, e trabalho em equipe, para que os atletas aprendam a lidar melhor com as suas emoções e para que seu desempenho seja satisfatório, uma vez que grande parte dos esportes envolve competição e forte pressão psicológica.

·         Psicologia do Trânsito: a atuação se dá na avaliação psicológica que ocorre através dos testes psicológicos de utilização privativa deste profissional, e de uma avaliação ampla que pode envolver dinâmicas ou escuta individual. A atuação pode ser ampliada para estudos sobre comportamentos e prevenção de acidentes no trânsito.

·         Psicologia Jurídica: O profissional de Psicologia que atua em órgãos do Poder Judiciário trabalha, entre outras coisas, com a elaboração de laudos e pareceres sobre casos que estejam sendo julgados; avaliando e acompanhando as pessoas  e grupos envolvidos, no intuito de resguardá-los e de dar suporte às decisões dos magistrados. Podem atuar, ainda, na elaboração de políticas públicas.
Como pudemos perceber, a depender de onde esteja atuando, a formação e as ações do profissional de Psicologia são bem diferentes. No Instituto Federal de Sergipe, a atuação predominante da Psicologia se dá no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional, que, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia apresenta as seguintes características:
Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.
Descrição de ocupação: (detalhamento de atribuições)
1- Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.
2- Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
3- Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.
4- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
5- Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreensão de
processo ensino-aprendizagem e conhecimento das características Psicossociais da clientela, visando a atualização e reconstrução do projeto pedagógico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condições de desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuação crítica do Psicólogo, dos professores e usuários e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou complementares.
6- Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e praticas educacionais implementados.
7- Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.
8- Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnostico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transceda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade.

9- Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional.” (Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro de ocupações – enviada em 17 de outubro de 1992).


Texto: Karen Gomes Leite
Fontes: Catálogo Brasileiro de Ocupações e Página virtual do Conselho Federal de Psicologia